[RESENHA] Ladrão de Olhos - Jonathan Auxier


Oi Pandas! Eu sou a Mari e quem acompanhou a maratona viu que li, pela segunda vez, esse livro. E como eu falei em vídeo (aqui), foi uma experiência muito boa reler um livro e relembrar a história. Mas, isso é outro assunto.





Ladrão de Olhos é um queridinho meu e eu confesso que reli ele com o intuito de não errar na resenha! Queria muito fazer ela, então vamos lá.

Este livro conta a história de uma criança vinda de um lugar distante, trazida no mar em um cesto ao lado de um corvo e encontrada por marujos que a entregaram às autoridades de uma cidade portuária ali pertinho. Essa, por sua vez, deu-lhe apenas o nome: Peter Nimble. Um bebê cego, sem os glóbulos oculares que desde cedo, jogado nas ruas, aprendera a roubar alimentos e vestes para sobreviver.

A história já começa sendo "bizarra" ai, pois, em que mundo, um bebê se arrasta pelas ruas roubando bancas de alimentos? Pois é, mas, imaginação é ouro, então vamos tirar as reclamações de lado - estamos no mundo de Peter, não no nosso! Outro fato bizarro se dá pela habilidade do menino, de abrir cadeados com os dedos, entre outras coisinhas.

Um cara carrancudo, que pega crianças deficientes para pedir esmolas, vê as habilidades de Peter e mente para o garoto sobre ser um senhor muito rico, com uma mansão e um cachorro para o pobre brincar. Cego, Peter não vê que à sua frente está um mentiroso, o sr. Seamus. Que, ao chegar em sua casa com o menino, o deixa com fome e o faz sair roubando as pessoas para engordar o bolso.

Numa de suas idas à cidade para efetuar roubos, Peter ouve uma multidão agitada e logo percebe que se trata de um caixeiro-viajante vendendo produtos do tipo: chapéu que cura calvície (ou shampoo, não me lembro) e chapéu que tira o mal odor do corpo da pessoa (ali, todos tinham cheiro de peixe, por ser uma cidade portuária e etc). Só que esse caixeiro é um mistério. Ele chama o menino para uma exibição e entrando no jogo do rapaz, o menino afirma ter mesmo eliminado o cheiro do guarda ali perto que fizera o teste provando o chapéu. Enfim, nota a carruagem atrás dele, cheia de trancas (o que aguçou sua curiosidade) e como um bom abridor de cadeados, precisava saber o que havia ali.

Havia uma caixa misteriosa e o muito dinheiro que o rapaz arrecadou da população. Dividido entre um saco de dinheiro que deixaria o sr. Seamus contente e o livraria de uma bronca e uma caixa misteriosa, que sabe-se lá o que tem lá dentro, o menino leva a caixa embora. Mas não contava com o que se deparara. Seis esferas, as quais mudariam sua vida!

Ouro. Ônix. Esmeralda.

Se aventurando a testar aquilo, Peter vai parar no meio do mar e tem de lutar para não se afogar se debatendo com um ser misteriosamente estranho, Sir Tode - uma mistura de homem, gato e cavalo, amaldiçoado por uma bruxa - que assim como o menino, sua vida mudaria. E ambos entrarão em uma aventura muito gostosa de acompanhar.

Um pedaço de papel, com uma rima incompleta, trazendo o seguinte pedido de socorro:


Reis há de sobra; príncipes, nem tanto.
Os corvos se dissiparam e o mar recuou seu manto.
Só um estranho aliviará nosso coração,
Mas a treva reinará, a menos que ela seja...




Como ajudar alguém com alguma coisa em algum lugar, sendo só um menino cego? E o que raios faltava nesse bilhete? Tendo uma escolha a fazer, o menino vai parar em um lugar distante e desconhecido do mapa, com a missão de ajudar alguém que não sabe quem e NEM COMO.



Então, entramos em um mundo mais bizarro do que um mundo que tem um bebê cego que destranca cadeados com os dedos. Entramos em um mundo onde só há abismo em volta (não tem mar) e não se sabe como os amigos chegaram e nem como irão sair. Um mundo, um deserto, onde só tem dois tipos de seres vivos - corvos e ladrões. Ladrões que só podem sair num determinado horário do dia e corvos que falam. Onde, a única água que existe, fica em uma chaleira de barro gigante no domínio dos corvos.


Depois de nos aventurarmos nesse mundo, entramos em outro, um reino desconhecido. Como se não bastasse tamanha imaginação já vista até aqui, encontramos mais.

Um reino, desconhecido, onde aparentemente existem dois reis (o bom e o mal). Mas só um vive e governa. Um lugar onde não há uma única criança e os pássaros são acorrentados para não fugirem. Onde todos os adultos almoçam e jantam em união, celebrando o bom rei que servem. Mas, algo assustador vive à noite naquele lugar e os obrigam a entrarem correndo em suas casas após a refeição. Ninguém pode ser pego no pátio nem fora de suas casas e estas, tem trincos por dentro e por fora. Um mundo onde para as pessoas, um simples relógio (e tudo que tem engrenagens), é mágica. Uma mágica misteriosa onde somente o rei tem conhecimento. Ah, e um mundo onde gorilas foram ensinados a falar com um objetivo.

Um rei. E uma princesa - sem posto. Esta, vive no subterrâneo, em túneis, fugindo da maldade que a persegue. Mas não só a ela. Porém, adulto não discute com criança, mas as crianças são as únicas conscientes.

Ouro. Ônix. Esmeralda.

-

Acho que essa foi a resenha que mais me dediquei a fazer. Queria deixar o mínimo de informações possíveis. Na verdade, queria deixar informações sim, só que cheias de mistérios. Esse é um dos meus xodózinhos da estante. Por "n" motivos: adoro infanto-juvenis, adoro coisas bizarras que me tirem do mundo real e sou uma eterna Peter Pan que ama se aventurar junto com os personagens nos livros e como este nunca vi igual. Se tivesse um filminho (animação) desse livro, assistiria umas 10 vezes sem enjoar.

Espero que tenham gostado da minha resenha e me apontem alguma falha, se houver. Se alguém ler ou se interessou, converse aqui comigo! =) Beijão

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

35 comentários:

  1. Agora, você me deixou LOUCA!
    Adoro distopias, e como se não bastasse esse livro entra em vários cenários.
    Me lembra uma fábula, pois os bichos falam.
    No início da resenha, fiquei meio '0'... uma criança cega é jogada na rua? COMO ASSIM? Que desumanos.
    Mas conforme fui lendo a resenha, fui me apaixonando! Me deu uma vontade ENORME de ler.
    E se sua intenção foi fazer o leitor querer mais, parabéns! VOCÊ CONSEGUIU.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, é infanto juvenil e não distopia. E sim, foi a minha intenção, porque eu morro de amores por esse livro <3 A segunda vez que li ele que reparei na parte da criança deixada na rua... na segunda leitura, na verdade, reparei MUITA coisa que não tinha na primeira. Esse livro é lindo, cheio de informações e acontecimentos e bem levinho.

      Excluir
  2. Oie, não sou de distopias e confesso que se eu fosse ler esse livro iria ficar bem confusa.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não sei onde falei que era distopia... e ele não é nada confuso :)

      Excluir
  3. Sério que esse livro é tão bom assim?!?!?! Eu estou com ele há séculos na minha estante!
    E ele acaba de furar muitas e muitas posições na fila de espera hahahaha…
    Obrigada por abrir os meus "olhos"!
    Bjs.

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sou suspeita a falar. Amo infanto-juvenis cheios de imaginação... ahahaha
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Flor.
    Se você releu para fazer a resenha é porque realmente valeu a pena.
    Adoro livros infato-juvenis e confesso que me apixonei pela capa e pelo título.
    Muito bom os temas, a dualidade do bem e do mal e a contribuição para a formação do leitores.
    Também sou como você: Uma eterna peter pan.
    Parabéns pela resenha, toda dedicação refletiu em qualidade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro livros infanto-juvenis! A capa me chamou muito a atenção e fiquei bastante curiosa para conhecer a história que parece ser uma fantasia totalmente cativante.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de der um infanto-juvenil de vez em quando, nossa ache a história desse livro bem fantástica, e alucinante, gente um bebe sem olhos ladrão XD, deve ser muito interessante poder conhecer esses vários mundos.
    Já goste do Sir Tode, um gato/cavalo amaldiçoado por uma bruxa só sua história daria uma estória.
    Ainda não conhecia esse livro e anotei ele aqui para um momento em que precisar pegar um livro infanto e maluco para ler o///

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Tudo bem?
    Que resenha caprichada e gostosa de ler. Não conhecia o livro mas achei muito interessante, não tenho problemas em ler este tipo de literatura; afinal sofre de síndrome de Peter Pan. Parece ser um mundo fabuloso. Uma boa dica também para dar de presente para a criançada no Natal.

    Carla Fernadna
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas não é o tipo de leitura que eu estou procurando no momento *-* estou na fase dos romances...haha' não consigo olhar para outro livro que não seja romance *-* Vi bastante gente elogiando essa história, e eu até tenho curiosidade de conhecer, principalmente por causa das habilidades do Peter e pelo mundo bizarro. Adoro coisas bizarras ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    P.S.: Adorei a sua resenha ♥

    ResponderExcluir
  9. OOie,
    Não tinha conhecimento deste livro, mas depois da resenha foi coloca-lo na lista e espero satisfazer minha curiosidade em 2016. Somente a forma como se dedicou a falar do livro nos deixa curiosos, espero mesmo gostar, rs

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  10. Que livro forte!!
    Ainda não tinha visto uma resenha dele, mas eu gostei muito da sua! Vou ver se algum amigo tem pra me emprestar kkkk
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Mari.
    Eu tenho esse livro aqui na estante a naos e acredita que não li ainda hehe. Comprei em uma daquelas promoções de 9,90 do Submarino e está la´até hoje. Mas agora vendo a sua empolgação com a história, acho que irei ler. E tomara que eu goste o tanto que você gostou. Adoro esses infantos-juvenis que tem mundos diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bem?
    Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre esse livro e não conhecia muito sobre ele. Fiquei bem surpresa com o conteúdo e sua resenha me deixou bem curiosa, com certeza estará na listinha para 2016, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu li esse livro um tempo atrás e lembro que me apaixonei por ele, hoje em dia já não lembro muito bem de alguns pontos, foi bom ler sua resenha e relembrar a obra. Já me deu uma vontade imensa de reler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Um bebê cego que sai por aí roubando? Ok, é bem bizarro mesmo, hahaha. Mas como eu adoro livro infantojuvenil, já achei muito legal a trama e quero muito ler. Adorei sua resenha, me deixou com curiosidade para fazer a leitura, com certeza vai para os desejados!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari.
    Já li esse livro e achei a história dele é tão intensa e única que fiz questão de passar o livro adiante, todos devem fazer essa leitura e conhecer a garra de Peter.
    Sabe que quando fiz essa leitura também pensei que daria um bom filme?!

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Que premissa louca! hehehe. Sempre tive muita curiosidade de ler esse livro, mas confesso que essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Não poderia ter ficado mais impressionada! Não imaginava se tratar de uma trama tão... diferente! Minha curiosidade com ele só aumentou, sem dúvidas :D
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Mari, menina, estou apaixonada por este livro. Adoro os infanto-juvenis, sou doida por uma boa fantasia. E essa capa, hein! Que linda! Adorei a resenha e já estou convencida, desde o primeiro parágrafo, a comprar o livro para ler com o meu sobrinho, acho que ele vai adorar. Nós lemos Peter Pan juntos e foi uma ótima experiência. Acho que com Ladrão de olhos poderemos repetir a dose. Parabéns pela resenha! <3

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nossa..Eu fiquei encantada por esse livro, não o conhecia! Amo fantasia e esse livro tem tudo que eu gosto! Não importa se tem situações bizarras, acho que tem tudo haver com o contexto. Fiquei imaginando a cena deles nesse local sem mar e as aventuras que vão surgir...Vou procurar por esse livro e ler com toda certeza! Beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Achei o livro bem bizarro kkk Como assim um bebê que rouba, que destranca cadeados?! Mas a imaginação não tem limites, não é mesmo?! Fiquei bem dividida entre querer ler e não querer kkk Acho que vou reler mais a vez a sua resenha.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Mas adorei a história e entendi porque você releu e assistiria muitas vezes se houvesse uma animação.
    Gostei muito e fiquei com vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Ei, tudo bem?
    Eu amo esse livro, quero muito relê-lo ano que vem e fazer uma resenha a altura. É uma história bem fantasiosa, mas que me cativou demais. Me apeguei e sofri junto com o Peter, e o final me deixou extasiada, apesar de eu já saber mais ou menos como acabaria.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  22. Eu sou completamente apaixonada pela capa desse livro. Adorei ela desde a primeira vez que a vi, mas acredita que é a primeira resenha que leio? Sério. Nunca fui atrás para ver do que se tratava a história, mesmo quase comprando o livro algumas vezes...rs
    Agora estou confusa... A história me pareceu bizarra demais para o meu estilo de leitura, mas ao mesmo tempo fiquei muito curiosa para ver como é que tudo funciona nesse mundo que o autor criou. Sabe aquela dúvida de não saber se quer ler, mas ao mesmo tempo saber que está super curiosa e precisa ler? Fiquei assim depois da sua postagem... Acho que a vontade e curiosidade de descobrir vai prevalecer!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro esse ano e sinceramente tenho que confessar que fiquei encantada com a diagramação. Eu achei muito caprichoso o que a editora fez sabe? E ainda deu ainda mais vontade de ler o livro que também me surpreendeu bastante. Adorei a trama e gostaria até que tivesse uma continuação, porque é um livro de fantasia que todos deveriam ler com toda certeza. Eu amei sério.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-por-que-eu.html

    ResponderExcluir
  24. Primeiro, que capa linda, hem! Adorei mesmo, mas pelo título parecia algum livro de terror. Mesmo assim, eu adoro aventura, então não foi nenhuma decepção! Apesar das coisas meio impossíveis (eu adorei sua observação de que é o mundo dele e não nosso, então vale tudo), acredito que seja um ótimo livro. Obrigada pela dica!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  25. Oláaaa, tudo bom?
    Nossa, eu vejo muita gente falando que esse livro é bom, e se tu releu só para poder fazer uma ótima resenha, é porque ruim ele não é, né.
    Eu comprei ele a pouco tempo, já por ter visto váriasss resenhas positivas sobre, mas ainda não tive tempo de ler. Confesso que a cada resenha fico mais curiosa ainda sobre o menino, o reino e as pedras.
    Amei sua resenha!! Meus sinceros parabéns.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  26. Oiii
    Eu quero muito ler esse livro. Fora que a capa é um graça!! Adoro livros infanto-juvenil!
    Seu esforço valeu a pena a resenha está ótima!
    Bjus

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Esse livro é bem diferente ehn rsrsrs
    Confesso que não me chamou muita atenção pois não leio muito infanto juvenis, mas achei a trama muito bem elaborada e cheia de mistérios, o que prende o leitor num piscar de olhos.
    Amei sua resenha e a dedicação que você teve em resenhar um livro tão querido ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Esse livro é bem diferente ehn rsrsrs
    Confesso que não me chamou muita atenção pois não leio muito infanto juvenis, mas achei a trama muito bem elaborada e cheia de mistérios, o que prende o leitor num piscar de olhos.
    Amei sua resenha e a dedicação que você teve em resenhar um livro tão querido ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?

    Que resenha maravilhosa ♥. Quando eu cursa Atendente de Farmácia, sempre ficava em cerca de 1 hora na livraria até chegar a hora do curso e, uma vez li a sinopse desse livro e fiquei, EXTREMAMENTE CURIOSO. Tenho que arrumar um jeito de comprar ou ganhar ele kkkk ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem?!
    MANO!
    Que história bizarra hahahah Mas, até que gostei do jeito que você apresentou ela pra gente!!
    Você se dedicou mesmo nessa resenha. Esse livros tem coisas que nunca vi em outros livros, essa coisa de ter um abismo ao invés de mar e não saber de onde as pessoas vieram!! Fiquei muito curisa com o livro, leria só pra conhecer melhor a história e os personagens!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  31. Caramba! Que resenha fodástica! Amei! Eu não conhecia o livro, mas já quero ler... Sua resenha me encantou, e esse livro me deixou bem curiosa, pois gosto bastante de histórias bizarras, que saem do comum... Adorei! Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de livros infantos, mas não com essa pegada lúdica e fantástica. Achei a história interessante para sair da minha zona de conforto. Amei a capa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir