[RESENHA] Lagoena - O Portal dos Desejos de Laísa Couto

Oii Pandas queridos, tudo bem? Como passaram o Natal e Ano Novo? Aqui está tudo ótimo! E com uma resenha de um livro fofíssimo e cheio de imaginação que eu li.



Para quem viu o post anterior, lá eu informei vocês que estava lendo Lagoena e que ele foi uma sugestão da autora devido aos comentários que recebemos em um post de lançamento. Lá no post está tudo explicadinho e devo agradecer a cada um que participa aqui.

Agora, sem enrolação... Vamos à resenha:

Lagoena se trata de um lugar mágico, encantador e imaginário que a autora criou, acredito eu que, com o maior carinho DO MUNDO, porque ela não poupou beleza e imaginação. Lá existem seres de diferentes tipos. Homocapillis, gigantes, duendes, magos, animais falantes, fadas, mulas sem cabeça, espectros, boi tatás, a morte e etc. Lagoena conta a história de Rheita e sua aventura em busca do tal Portal dos Desejos junto com seu amigo Kiel.

Rheita é uma menina que carrega uma marca em sua mão que pode mudar o destino das coisas. Vive com seu avô Gornef, que por carinho e medo, faz com que a menina use uma luva para cobrir a marca. Confesso que fiquei com dó de início da menininha, tão novinha, ser obrigada a esconder a mão e ser julgada por isso - porque o que as pessoas não conhecem elas inventam o que querem - além de conviver sem a rotina normal de uma criança que sai pra fora e brinca com as outras crianças sem preocupações. A menina vive apenas com o avô, sua mãe Enid falecera e seu pai, Domik, fora embora.

Acontece que em sua casa existe um item mágico que será descoberto pela menina e este a levará para a maior e mais gostosa aventura que a menina, de apenas 10 anos, enfrentará. Marcada para mudar o destino, Rheita é uma fofurinha corajosa e não mede esforços para encarar o mal em favor do bem. Ela retrata perfeitamente a alma de uma criança: pura, corajosa e bondosa. Além da inocência das maldades do mundo, claro. Por mais perigos que a menina passe e por mais "cabeça" que ela pareça ser a autora não tirou dela o verdadeiro espírito infantil.

Todo esse mistério se dá início quando o avô Gornef coloca em sua casa um rapaz perfeito, ótimo trabalhador e normal aos olhos de um adulto, Kaspar. Mas os olhos de criança de Rheita não se enganam e encucada com o sujeito, Rheita faz certas descobertas que a leva a esse item mágico e este, leva a menina e seu amigo a Lagoena.

Guiados por um mapa, extremamente velho e frágil, que vai mostrando o caminho e as profecias a serem desvendadas conforme os dois vão cumprindo as tarefas. Devem ir em busca de chaves mágicas que tem uma importante utilidade. Lá, enfrentarão seres como duendes, magos, ladrões e vários outros. Também contarão com a ajuda de outros seres, como o mago Zagut, a fada Élepha... 





A história toda é envolvente, até mesmo os personagens malvados criam certa curiosidade em você. E falando em personagens malvados, confesso que de início fiquei imaginando que seria um daqueles livros em que toda hora os bons se encontram com os maus e ficam "lutando" eternamente por algo - e pra mim isso é bem cansativo. Mas fui surpreendida, pois a gente acompanha a aventura das crianças e se esquece de personagens como Zhetafar. Então, quando me peguei perguntando sobre ele, ele apareceu. Ponto para a autora.

Será que Rheita consegue completar a busca pelas chaves e salvar Lagoena? Bom, me fiz essa pergunta várias vezes. Não quero me aprofundar em todos os (muitos) acontecimentos. Aqui temos uma história rica em aventura, rica em personagens e rica em imaginação. Acho que a magia está em ler e descobrir esse "universo" sozinho. Perde a graça se eu ficar descrevendo e detalhando muita coisa, sabe?
Eu tinha criado todo um final na minha cabeça pra essa história durante minha leitura e no final fui surpreendida. E ah, Laísa, vem cá... fiquei brava contigo pelo velho Gornef.

Aqui, vale lembrar, como citei na resenha de Ladrão de Olhos, é o mundo de Rheita e Lagoena. Tudo que acontece aqui é exclusivamente daqui. Então vamos encarar isto como quem desbrava um novo ambiente. Afinal, é esse o espírito de se ler fantasias, não é mesmo? Quem lê fantasias comparando-a com o mundo real? E é exatamente por isso que livros assim me encantam. Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por Ladrão de Olhos e Lagoena me encantou tanto quanto. Ah, também fiquei imaginando um desenho para este livro (também amo desenhos). Aaaahhh... ambos os mundos são totalmente diferentes (ok?), mas igualmente ricos em imaginação e com crianças aventureiras mudando um destino.

Uma observação que acho legal colocar aqui é que o livro contém 40 capítulos. E o que tem de mais nisso? Que talvez você pense "tudo isso?" como eu, mas todos são perfeitamente distribuídos e os acontecimentos o são igualmente. Você não se cansa e como são relativamente curtinhos, você vai lendo mais e mais.

Também não posso esquecer de falar dos nomes escolhidos pela autora... eu não sabia de onde veio a inspiração dos nomes, mas eu achei todos criativos e diferentes e em uma troca de email com a autora minha curiosidade foi tirada. Deixo aqui algumas partes: "...os personagens do Reino do Vinagre têm nomes escandinavos, mas fácil para a gente pronunciar e entender em português, outros, eu tirei de um atlas de astronomia, principalmente da geografia da Lua, como Rheita e Zagut..." "...alguns eu inventei, como Éleha, Zhetafar, Sendalus, Gornef, Biful".

As passagens pelos ambientes que os amigos se aventuram são breves. A autora não se aprofunda e detalha o que é desnecessário. Por exemplo, quando os dois são presos pelos duendes, a autora os manteve na prisão pelo tempo necessário e os tirou de lá e nos contou como entraram e saíram no ponto certo. Ela não se demorou para explicar e detalhar: como, porquê, quando, onde, quem, quanto, a cor das árvores, a espessura das folhas das árvores, a espessura da grade da prisão, o número e nome dos duendes, etc etc etc... zZzZzZz. Ok, exagerei hahaha. Mas tem autor que faz isso com um talento incrível de nos fazer dormir. Deu pra entender?

Este livro recomendo para qualquer pessoa, acredito que daria uma animação rica e encantadora. De início pensei em ler a uma criança, mas acredito que o vocabulário e a escrita sejam rebuscados demais para tal. Mas, seria interessante ler ao seu modo, um capítulo por noite e explorar algumas questões rotineiras que podemos encontrar aqui.

Esse excesso de elogios é justamente por ter me feito voltar a refletir como quando refletia quando criança. Sempre busco absorver algo e acho que essa é a verdadeira essência da leitura. E ai? Eu estou aqui desejando voltar à melhor fase da vida para poder aproveitar melhor a viagem por Lagoena hahaha. Além de desejar essa capa maravilhosa na minha estante. Falando em capa maravilhosa, foi justamente o fato dela ser tão assim, que fez com que dessem mais atenção ao livro no post de lançamentos e que fez com que a autora nos enviasse um email para ler ele. Obrigada pessoas que comentaram naquele post e obrigada Laísa por ter escrito esse livro e entrado em contato conosco.

Agora, depois de falar, falar, falar... mais do que resenhar (hehehe), quero saber de vocês: Qual é a essência da leitura na sua opinião? Quais seus gêneros favoritos? Nos sugiram livros para ler. Conversem com a gente aqui em baixo o que quiserem <3

Beijos.
Mariana Brando
Panda Vermelho: FANPAGE | PERFIL | CANAL | TWITTER | INSTAGRAM

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

35 comentários:

  1. Olá!

    Adorei a sua resenha e me interessei bastante por esse livro, amo leituras fantásticas e que se passem em mundos mágicos. Adorei saber que as descrições não são cansativas, isso é ótimo. Lagoena com certeza vai para minha lista de livros desejados.

    Minhas leituras favoritas são ficção científica, aventura, fantasia, romance, Chicklit, mistério...

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pamela,

      Espero que um dia você conheça. ;)

      Att.,

      Laísa Couto

      Excluir
  2. BINGO!! Achei meu livro para esse ano, preciso para ontem. Sou apaixonada por fantasia, e ainda mais quando envolve esse mundo mágico, cheio de criaturas e crianças, pois tenho uma queda por elas. Amei, sério, sua resenha me envolveu de uma tal forma que eu queria ter o livro para ler já. Vou procurar pra comprar com certeza.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/

      Estou na torcida, tomara que curta Lagoena!

      Att.,

      Laísa Couto

      Excluir
  3. Oi! Confesso que a capa do livro é encantadora e que possui uma história bem interessante e conforme fui lendo o que me chamou bastante atenção foram os nomes tão diferentes, me pegrguntei da onde tinha saido tanta criatividade para esses nomes e você me respondeu isso ~voce por acaso preve os pensamentos dos leitores?~ Mas no momento eu não leria, não estou inspirada para esse tipo de história com criança apesar de achar bem interessante ter as características infantis, quem sabe mais para frente... Quanto minhas preferencias eu digo que é a história que me chama e eu simplesmente aceito seu chamado .. Otima resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Olá :)

    Além do livro possuir uma capa super linda, fiquei encantado pelo contexto dele também, antes de dar uma passadinha aqui no blog, ainda não conhecia o livro, mas assim que olhei a capa me encantei de cara, ele já está na minha lista de livros, mas ainda sim coloquei os "mais antigos" na frente para comprar kkk

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, adorei.
    O livro tem essa capa incrível e a premissa é maravilhosa. Fiquei super encantada por tudo e confesso que muito curiosa para ler. Eu amo esse tipo de história, fantasia e ai, me interessei muito por tudo o que me disse. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá! A história é muito interessante, porém não é meu gênero de livro...
    Mas sua resenha ficou tão fofa! Gostei tanto dela que acho até que daria uma chance para o livro.
    Beijos,Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa história tem cara de ser completamente envolvente mesmo! Achei muito legal isso que você disse de que até os personagens malvados despertam curiosidade, e que um deles tinha sumido e apareceu logo que você começou a se perguntar a respeito dele, palmas para a autora. Fantasia é meu gênero preferido e gosto dele exatamente por me arrancar do mundo real e me enviar para outros lugares, acho o máximo. Com certeza vou querer ler esse livro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Adoroooo livros de fantasia..é uma gostosura de ler e ficar imaginando cada cena e fazendo acontecer na nossa própria imaginação,não me preocupo muito nem cresço os olhos quando um livro tem mais de 40 caps,contanto que a leitura me envolva e não me faça dormir...hahahah...Bom senti um dejavu com relação a esse "dom" que a protagonista tem..uma "marca" na mão,usar uma luva e se esconder pra não ser julgada.. senti um quezinho de Frozen...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  9. Gentem, que livro mais interessante, geralmente esse gênero não me agradaria, mas pela sua resenha eu fiquei muito interessada com o livro. Eu ainda não conhecia e ao ver a capa, pensei que não gostaria da história, estava enganada. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Mariana,

    Muito obrigada pela resenha, já disse por e-mail e agora por aqui, fiquei muito satisfeita por você ter curtido a leitura e por mergulhar no mundo de Lagoena. A galera que está comentando por aqui pode acompanhar o livro pela página no Facebook ( https://www.facebook.com/lagoenaoficial/). A aviso a todos que é uma trilogia e quem quiser conhecer o primeiro livro, tenho alguns exemplares comigo para venda no valor de R$40,00 frete incluso + mapa e marcadores. Tem o livro físico com desconto do Extra, por R$34,90 http://www.extra.com.br/livros/LiteraturaNacional/livrosFiccaoCientifica/Livro-Lagoena-O-Portal-Dos-Desejos-Laisa-Couto-6154256.html. E-book na Amazon por R$9,90 http://www.amazon.com.br/Lagoena-O-Portal-dos-Desejos-ebook/dp/B00NH1OSC0 e físico por R$34,90 http://www.amazon.com.br/Lagoena-O-Portal-dos-Desejos/dp/858243068X

    Valeu, gente! Espero receber vocês lá na página! Qualquer coisa me procurem por lá também.

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir
  11. Que resenha enorme!! E mesmo sendo grande você só citou pontos importantes, e me deixou muito curiosa para ler. Eu adorei a trama, pois fantasia é um dos meus gêneros favoritos. E realmente, o ambiente tem que ser algo do mundo real. Por isso me encanto tanto com livros desse gênero.
    Adorei a resenha, quero muito conferir o livro!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É enorme, por motivos de necessidade <3 hahahaha Fantasia também é um dos meus gêneros favoritos. Se conferir conta pra gente ;) Obrigada

      Excluir
  12. oooiii, tudo bem? Eu também amo fantasia, e o modo como você descreveu a personagem principal, além da história me deixou mais fascinada para ler esse livro, claro que eu preferiria que houvesse um certo romance, mas já que a protagonista é criança e a história está mais para fofa... deixa para lá... gostei mesmo assim do livro, muito obrigada pela dica, Beijos :D
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem caberia aqui, com uma personagem criança, esse tipo de coisa. É fantasia, pra soltar a imaginação, pra ser leve e se aventurar.

      Excluir
  13. Olá,
    Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas de alguma forma fiquei muito empolgada com a história. Adoro distopias e saber que os personagens principais são crianças me animou muito. As crianças significam pureza e por todos os aspectos citados na resenha, me parece que ele é assim. Livros com seres mágicos me contagiam e depois de tantos elogios... me deu vontade de ler! Com certeza vai entrar na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  14. Uauuuu... que capa linda!!
    Adoro fantasia, principalmente pelo fato de brincar tanto com a minha imaginação. Pelo que li da sua resenha esse tem uma pegada de fábula deliciosa, além da capa linda, mas acho que já disse isso. Adorei a indicação, ta mais que anotada, e indico nos mesmos moldes, caso ainda não conheça, As Crônicas de Silbery da Priscila Magalhães, é uma fabula bem leve e cheia de reviravoltas em um mundo mágico muito lindo também...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Rá, não conhecia não. E já estou indo pesquisar. Adoro, quanto mais leve e fantasiosa, mais gostosinha de ler <3 Anota, mas não esquece, hein? ;) Porque eu sempre esqueço hehehe A capa é linda mesmo, pode repetir mil vezes!!! Obrigada

      Excluir
  15. Olá! Nossa! Que livro legal! É impressionante como a cada vez me supreendo mais com a literatura brasileira. Sempre fui daquelas pessoas que achavam que nossa literatura era só aquelas coisa antiiiigas que lia no colégio durante as aulas. Tanto o blog qt os desafios literários dos quais participo estão me mostrando o oposto. O que é mt bom, pois assim da tempo de correr atrás do que não li... rs Assim como vc, os livros de fantasia são meus favoritos,exatamente pq me fazem sair do meu mundo real por alguns instantes. Amei sua resenha e só pela fofura e carinho que vc demonstrou ao descrever as aventuras do livro, me deu vontade de ler tb. Bjks!
    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O livro tem tudo o que eu gosto em uma boa historia, aventura, fantasia e magia. Não conhecia ele e me deixou muito feliz em saber que essa obra maravilhosa é nacional.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari, tudo bom?

    Parabéns pela resenha, está bem detalhada e rica de informações e imagens. Minha meta esse ano é ler mais fantasias, porque ano passado senti falta de viajar por lugares mágicos assim. Fiquei bem interessada nesse livro, acho que vi a capa dele na Bienal do Rio ano passado, mas acabei não voltando para o stand. Estou adorando conhecer autores nacionais que escrevem fantasias, sério. Mas achei o preço um pouco salgado :( Quem sabe não espero uma promoção para adquiri-lo não é mesmo?

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Mariana, o livro já me ganharia simplesmente pela capa tão fofa e entrigante.
    Eu curto muito fantasia, mas comentei em algum post de lançamento blogosfera a fora
    que os luvros da Draco não me interessavam muito e isso é bem verdade, porém depois de ler
    a sua resenha, pelo menos um passou a me interessar. Quero muito ler Lagoena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Menina, gostei muito da sua resenha! desde que vi o seu anúncio sobre a leitura do livro, fiquei curiosa quanto ao enredo e não me decepcionei. A autora teve muito carinho em escrever esse livro, e realmente a capa é linda. Acredito que é um livro para todos, pois deve ter ótimos ensinamentos e momentos de reflexão durante a história.
    Muito bom, e parabéns pela autora!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Acho muito legal esses autores que conseguem criar mapas e mundos totalmente novos e diferentes, haja imaginação e criatividade. Não gosto muito de histórias com duendes e seres mágicos, então não sei se leria esse livro agora, quem sabe um dia. É bom saber que a autora não fica detalhando demais, quando é assim o livro cansa, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    De festas de fim de ano foi tudo muito bem, e para você.
    Amei a capa do livro e o mapa também, o gráfico parece muito bem feito.
    Quanto a essência do livro, não sei bem, mas como você disse que até os vilões causam certa curiosidade acredito que a obra mostre que todo mundo tem um lado bom e um lado mau.
    Enfim... Fiquei bastante a fim de ler o livro.
    beijos
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adoro esse tipo de livro, pois, normalmente, me prendo e fico fascinada *O*
    Esse livro me pareceu incrível e gostei muito de saber que ele não é enrolado e que não dá sono (isso é primordial rs)
    Meu gênero favorito é, sem dúvida, romance, mas não dispenso um bom suspense, terror, fantasia.. etc.
    Beijos e parabéns pela resenha ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Adoro fantasias, e quando envolvem seres que são populares brasileiros fico morrendo de vontade de ler logo, ainda mais quando falam que a autora não poupa detalhes!
    Adorei a forma que explicou a história na sua resenha, já está nos favoritos.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Adorei a resenha. Me deu uma curiosidade para ler o livro. Adorei esse mapa. Já quero ler para ontem! Adoro fantasia e com criança deve ser super fofo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Olá! O meu gênero preferido é fantasia! AMo esse mundo que os autores criam, fico encantada! Fiquei impressionada com a sua resenha, fiquei encantada com o livro. Deve ser emocionante curtir uma aventura com uma criança de 10 anos!! Fiquei louca para ler...Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Que livro interessante. Misturar vários seres mágicos na mesma história é novidade para mim. Se a história for bem construída deve ser maravilhoso. Amei a capa.
    Adorei a resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Amei sua resenha! Achei super legal a autora explicar a origem dos nomes dos personagens! Não conhecia o livro mas gostei bastante da premissa, vou colocar na minha listinha.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro e achei o mundo que a autora criou bem diferente e fascinante ao mesmo tempo.
    Achei interessante a autora ter se preocupado em explicar os nomes dos personagens e suas origens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu comecei a ler sua resenha e logo pensei... Pronto, é fantasia e não vai rolar para mim.
    Acontece que senti sua empolgação com a leitura e fiquei bem curiosa. Isso com o fato de que você cita que a autora não enrola narrando o que não é necessário, que conta tudo no momento e tempo certo me deixou querendo conhecer o livro e esse mundo todo de Lagoena.
    E a capa é linda, e os nomes, bem interessantes e criativos :)
    Entrou para a lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Ah, que resenha mais encantadora. Eu tenho certeza de que já vi este livro em algum canto por aí. Só não tenho muita certeza de onde, hehehe.

    Poxa, sua resenha me deu tanta curiosidade em querer saber mais sobre este livro, que coloquei-o em minha lista de próximos livros a adquirir.

    Vou pesquisar mais sobre a autora e o livro. Seu entusiasmo me deixou animada também, kk.

    Abraços,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir