[RESENHA] A Garota No Trem - Paula Hawkins

Boa noite, Pandas queridos! Como estão? Fiz resenha do livro A Garota no Trem, da Paula Hawkins e do Grupo Editorial Record. Confiram:



Esse livro é narrado por três personagens, Rachel, Megan e Anna. E por esse motivo, no início me perdi um pouco nos capítulos hahaah Super normal, pra quem tem mania de ignorar os títulos, né dona Mariana? Mas ok! Então já aviso, prestem atenção nos capítulos (=

As três personagens tem lá suas características meio peculiares e um tanto quanto curiosas, talvez. Enquanto Rachel é uma doida obcecada por seu ex-marido e por observar a vida dos outros, Megan é uma esposa infiel e Anna uma chata submissa e implicante hahaha.

Vamos lá:

Rachel tinha um casamento, à dois anos atrás, com Tom. Mas foi deixada de lado, devido ao seu alcoolismo, então Tom passou a viver com Anna. Continuando... Rachel, ainda com Tom, se vê infeliz por não poder ter filhos e então, como já gostava de beber antes, passa a se tornar uma alcoólatra. Por causa de seu alcoolismo, que se torna tão frequente a ponto dela perder a memória, Tom se aventura com Anna até que Rachel descobre e finalmente Tom a larga. Dois anos depois dessa separação, Rachel ainda dá trabalho para o casal, aparecendo bêbada na frente da casa deles, sua antiga casa e fazendo constantes ligações. Perdeu seu emprego e, seis meses depois, continua fingindo que vai trabalhar todos os dias (enganando sua amiga, a que a abriga após Rachel não saber pra onde ir). Nesse fingimento de ainda ir trabalhar, ela pega o trem todos os dias, ida e volta. E nessas idas e voltas Rachel observa a vida das pessoas de dentro do trem. Mais especificamente, a vida de "Jess" e "Jason", o casal perfeito que mora numa casa na mesma rua da casa onde Rachel morou com Tom, dois anos atrás.

Megan é uma mulher linda e que gosta de se sentir poderosa em relação aos homens. Ela perdeu seu irmão ainda nova e não superou isso. Tem um casamento aparentemente perfeito, tirando o fato de que trai seu marido com outros homens. Ela gosta de se sentir no poder, de ser desejada e eles não conseguirem largar dela. Até que, ela acha um que a dispensa e, não aceitando isso, passa a agir de forma infantil "perseguindo" ele. Seu marido, Scoot, não desconfia das traições, apesar de se apresentar possessivo e gostar de vasculhar as coisas de Megan.

E por fim Anna, a personagem mais detestável na minha opinião. E já explico o porquê. Anna, pra começar foi amante de Tom e como se não bastasse, depois que ele larga de Rachel ela vai tomar o lugar da outra. Já não basta a outra ter problemas de infertilidade, estar infeliz, sem ter o que esperar da vida, estar fragilizada e ter o marido que tem, a Anna ainda tem que ir lá e tomar o lugar dela. Bom, bem feito pra ela, que esperava que teria uma vida perfeita com o marido, que a filha traria felicidades ao casal. Se enganou. Anna começa a ver que, se não foi flores pra Rachel, também não será pra ela. Na minha opinião, ela é a personagem mais fraca. Aceita tudo o que Tom impõe. Claro que também não gosto de Tom, então relaxem, não estou culpando apenas Anna pela traição, ambos são culpados. Mas não posso falar muito dele. Leiam e entenderão (: Então não me crucifiquem, ok?

As narrativas nos trazem o ponto de vista das personagens. De uma sobre a outra e de cada uma sobre sua própria vida. É interessante, ver como as pessoas enxergam um mesmo problema de formas diferentes. Como cada "ângulo" de uma mesma história faz toda a diferença...

Pode parecer um livro repetitivo e cansativo. E é na verdade. Mas eu gostei de ler. Foi uma experiência diferente e essa experiência me trouxe várias reflexões. Como por exemplo: nunca estamos sozinhos, então nunca devemos fazer coisas erradas; não vale a pena trair as pessoas, pois no fundo estamos nos traindo e nunca sabemos as consequências; não devemos deixar problemas nos afundarem e fazerem de nós pessoas sem vida, temos sempre que mudar o foco quando o que desejamos no momento não é possível; e algumas outras reflexões. Mas, prefiro saber de vocês o que aprenderam com esse livro (quem leu).


Me conte aqui nos comentários se você já leu esse livro e o que achou da história (: Dê sugestões de livros assim pra eu ler! Beijão :*

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Primos Pandas

Este espaço é compartilhado por dois primos apaixonados em livros, jogos, séries - filmes - animes, comida boa e diversão. Gostam muito de desenhar nas horas livres e estudar. Ambos sonham viajar o mundo e compartilhar com as pessoas as boas experiências.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Estou com vontade de ler esse livro a um tempinho! *_*

    Beijos!
    Seguindo o blog.
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir